segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pateta no Trânsito

7 comentários:

  1. Olá! Turma
    Este é o vídeo onde cada grupo deverá realizar um comentário, até o dia 16/12.
    Boa Semana!

    Professora Letícia

    ResponderExcluir
  2. O vídeo nos mostra a compulsão de um motorista ao volante, onde ele tem esse impulso ou sensação de estar sendo "levado", irresistivelmente a executar essa ação irracional que é o descontrole sob o volante. Assim como em qualquer distúrbio vemos que a pessoa assume posturas agressivas e anti-sociais quando estão no trânsito. Vemos que é só por a mão sobe o volante, que aquela sensação de poder toma conta. Agora, qual será o motivo que leva a ter uma atitude tão agressiva quando motoristas sentam-se para conduzir?
    Pensamos que ao entrarem em um carro, muitos motoristas acreditam que sejam dotados de um enorme poder e acabam usando-o não só como meio de transporte, mas também como uma forma de se impor socialmente, como se o veículo concede-se ao motorista status e se o modelo do carro for o mais atual e o mais “inalcançável”, melhor ainda para eles, o motorista se sente alguém ainda mais poderoso, esquecendo-se até mesmo dos pedestres na rua. Ele passa a pensar que é o dono da estrada, se exibindo e sentindo prazer em intimidar os demais, não se importando com mais ninguém.

    Nomes: Bruna, Gabriela, Mariana e Mônica

    ResponderExcluir
  3. O que acontece no vídeo é aquilo que acontece todos os dias no transito e que é a principal causa dos acidentes no transito, a sensação de poder.
    O próprio vídeo fala dessa transformação que ocorre quando as pessoas entram no carro, eu acredito que isso aconteça, pois com o uso de automóveis qualquer cidadão comum pode experimentar uma sensação de adrenalina, qualquer um pode atingir altas velocidades. No vídeo também se comenta da sensação de ser o “dono da rua” e o personagem justifica isso dizendo que ele paga os impostos, como se só ele fizesse isso. Quando as pessoas estão no volante é como se elas fossem às únicas no mundo, é a mesma explicação para a imprudência, as pessoas são tomadas por uma adrenalina muito grande quando estão dirigindo, por uma sensação única de ser o melhor.
    No vídeo também mostra que essa sensação não se mostra só em andar muito rápido, mas também em andar muito devagar, como se fosse o único a existir, como se mais ninguém estivesse ali mostrando sempre à imprudência e o desrespeito à lei de trânsito.

    Nomes: Ademar,Guilherme,Robison,Jorge e Stefany

    ResponderExcluir
  4. Esse fato já foi bastante comentado em aula, por que as pessoas se transformam no transito? no meu ver, as pessoas mais calmas são as mais violentas no transito! Como mostra no vídeo o cidadão calmo que não mata nem uma formiga, entra no carro e se transforma, deve ser o único meio que ele tem pra descontar raiva, ou até mesmo os ''pequenos problemas'' a pressa, e a vontade de chegar em algum lugar, ele é calmo, caminha devagar, mas não permite que os outros sejam assim também, já que ele paga ''impostos'' e pode fazer e andar em qualquer velocidade na estrada que é ''dele''. Só que ele esquece que alem de se cuidar no transito, tem que cuidar dos outros também, por que ninguem tá livre de acidentes, por mais que dirija corretamente e respeite todas as leis de transito todo o cuidado é pouco, e a pessoa que anda em uma velocidade bem mais elevada que os outros, sente aquela adrenalina, aquele ar de superioridade, um som alto, uma pintura diferente, tudo isso serve para chamar atenção e mesmo muitos não admitindo, chamar a atenção é fundamental, pena que muitos fazem desta forma, colocando a sua
    vida em risco, e de pessoas inocentes também!



    Jennifer, Isadora, Mauricio e Tiago.

    ResponderExcluir
  5. O Vídeo mostra claramente o que acontece no dia dia, mas com um modo mais explicito, o vídeo mostra que mesmo sendo uma boa pessoa, quando ela esta atrás do volante ela se transforma em algo bruto e selvagem.
    Todos nós pensamos como isso pode acontecer, como os motoristas são tão imprudente ? mas não paramos para pensar que nós quando na posição de motorista somos assim também.
    O fato é que a pessoa quando está dirigindo acha que tem mais direitos que os outros, e sempre com aquele papo que ele pode correr, o acidente nunca vai ser com ele, ele sabe dirigir.
    Eu acho que quando as pessoas estão dirigindo e com a adrenalina da velocidade elas acabam descontando no trânsito sua infelicidade no dia a dia.
    Está da hora de dar um basta nisso, temos que ter mais responsabilidade e respeitar as leis de trânsito, pois com um acidente você pode além de se matar, acabar com outras famílias.

    Nomes : Pedro Henrique, Natielly Costa

    ResponderExcluir
  6. Bom o vídeo retrata, nada mais e nada a menos do que a pura realidade, de hoje em dia, é fato consumado já que digamos que uns 95% das pessoas que pegam o volante, perdem completamente e a noção da realidade, não pensam nos pedestres que dividem diariamente o mesmo ambiente, e é por isso que o índice de mortes e acidentes violentos no transito tem aumentado a cada dia mais, por que as pessoas não se comportam como deveriam e muito menos se preocupam com pessoas que andam a pé, ou até mesmo de ônibus, e se transformam, realmente num monstro, por que não pensam nos outros, outros que muitas vezes são das suas próprias famílias. Mas infelizmente é essa a nossa realidade, e vai ser pra sempre assim, por que consideração por os "outros" é uma coisa que não existe mais.
    Postado por: Paula Renata Dias da Rosa.

    ResponderExcluir
  7. É engraçado ver como um desenho consideravelmente antigo retrata com tanta veracidade um fato que ainda ocorre atualmente. Pessoas aparentemente tranquilas ao entrarem no carro sentem uma falsa sensação de poder e segurança, talvez não entendam a força envolvida em uma colisão, ou simplesmente se deixam levar pelas capacidades excessivas do veículo. Há ainda o stress do transito, que tende a piorar a cada dia: o engarrafamento, o barulho, as discussões, tudo isso piora ainda mais a rotina do motorista e ainda frustra toda a sensação de poder que ele havia até então. Claro que não se pode generalizar, pessoas agressivas no transito normalmente são agressivas (às vezes intimamente, de forma imperceptível) no seu cotidiano, da mesma forma que há muitos motoristas conscientes que não extravasam seus anseios usando o carro como catalisador. A solução vem da consciência de cada um e do respeito mutuo, pois a pressa costuma apurar apenas conseqüências graves. Melhor chegar atrasado mas chegar inteiro.

    Boas férias a todos!

    Grupo:Bruno, Rubiano, Alex, Brenda e Lucas.

    ResponderExcluir