terça-feira, 22 de novembro de 2011

Gravidez na adolescência:

A adolescência representa uma fase de descobertas, mudanças e expansão das liberdades sociais do indíviduo. Porém, muitas jovens, explorando de forma irresponsável essa liberdade, acabam engravidando, o que não apenas interrompe sua rotina tranquila e confortável como também as fazem assumir uma enorme responsabilidade.

Um filho causa grandes mudanças na vida de seus pais e quando estes são muito jovens não estão preparados para isso, os fazendo deixar em segundo plano o estudo e precisando receber apoio moral e financeiro de suas famílias. Além de que muitas vezes a gravidez não é aceita por parte do pai, deixando a criança e a jovem mãe a sós para enfrentar os problemas consequentes. Existe ainda o constrangimento de ficar exposta aos olhos do mundo, sofrendo de violências e preconceitos.

Opinião geral do grupo:
A questão principal a se destacar na discussão foi, principalmente, a responsabilidade individual de cada jovem, visto que as liberdades excessivas concedidas a este, junto com a imaturidade psicológica, acabam agravando os índices de gravidez precoce.
Campanhas e auxílios governamentais existem e são importantes, porem mais importante ainda é o desenvolvimento pessoal e o debate familiar em relação à iniciação sexual e métodos contraceptivos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário